INFORMATIVO JUNDIAÍ

TEMPLATE_181015Jundiaí tem 5ª maior nota com melhor oportunidade de educação

Jundiaí conquistou a quinta maior nota do país no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), novo indicador que mostra quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que residem no local. Das 25 cidades com melhor classificação, o município é o que tem maior número de habitantes (401.896).

O IOEB foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública e recebe apoio de instituições como a Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e Instituto Península. O indicador foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, também criador do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal dado de avaliação da educação no País.

A média alcançada foi 5,6, acima da média do Estado de São Paulo (5,1) e do Brasil (4,5). Outras doze cidades tiveram a mesma pontuação e a primeira colocada foi Sobral, no Ceará, com 188.233 habitantes e índice 6,1. Na sequência do ranking aparecem com nota 5,9 as cidades de Groairas (CE), Porteiras (CE) e Centenário (RS) com, respectivamente, 10.228, 15.061 e 2.965 habitantes. Entre as capitais a primeira colocada é a cidade de São Paulo, com 4.8.

O IOEB, que pode variar de 0 a 10, mostra a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas pelo conjunto de ensino público e privado. A média é composta por componentes como: Ideb (2013) nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, taxa líquida de matrícula do Ensino Médio, taxa de atendimento na educação infantil, escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia e experiência dos diretores.

Frutos
Essa não é a primeira vez que Jundiaí é destaque quando o assunto é Educação. Em 2013, o município alcançou, no IDEB, nota 6,7 referente aos anos iniciais (5º ano) do Ensino Fundamental. O resultado foi superior ao obtido em 2011, quando a cidade alcançou 6,3. A média da cidade foi maior do que a do País, que teve nota 4,9. Nos anos finais (9º ano), a nota obtida por Jundiaí em 2013 foi 4,7, também superior aos 4,3 de 2011.

Com esses resultados, a Prefeitura confirma sua preocupação com a qualidade da oferta de melhor ensino na cidade. Desde 2013, a administração municipal, além de investir em formação para os profissionais, investiu na melhoria da merenda escolar, que passou a ser mais variada e balanceada, e na infraestrutura das escolas. O ano passado, pela primeira vez, a Prefeitura entregou kits completos de uniforme escolar para todos os alunos da Pré-Escola ao Ensino Fundamental. Os cerca de 32 mil estudantes da rede municipal, incluindo os de escolas contratadas e instituições conveniadas, também receberam materiais escolares. Atualmente, a rede é composta por 110 Emebs.

Leia na íntegra: http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/13/jundiai-tem-5a-maior-nota-do-ranking-de-cidades-com-melhor-oportunidade-de-educacao/

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>