VOCÊ SABIA?

template_281016

Vinagre é um poderoso aliado na limpeza da casa

Produto é um agente de limpeza eficiente e tem mil e uma utilidades nos afazeres domésticos. Confira dicas de como utilizá-lo

Dar conta da limpeza da casa nem sempre é tarefa simples. Algumas sujeiras, odores e manchas teimam em dar trabalho para desaparecer. Muitas vezes, não adianta ficar no esfrega-esfrega ou usar todo tipo de produto químico ou industrializado para se livrar da sujeira e do cheiro indesejados. A solução pode estar em um produto totalmente inusitado: o vinagre pode servir como um coringa na limpeza da casa. A sua função vai além de temperar saladas e ele pode ser um forte aliado nos afazeres domésticos. Sem contar que o com o preço bastante acessível para qualquer bolso. Conheça as mil e uma utilidades do vinagre.

O vinagre é um aliado da limpeza em uma residência porque ele é um agente de limpeza eficiente. “Ele possui em sua composição uma grande quantidade de ácido acético e age como desengordurante, eliminador de odores e desinfetantes”, afirma Miriam Cansian, arquiteta, personal organizer e proprietária da Miorganiza, consultoria em organização.

Mas não é qualquer tipo de vinagre que será útil na limpeza da casa. “O recomendado para uso em tecidos e superfícies domésticas é o vinagre branco ou o vinagre de álcool, que não possuem corantes e nem aromas de frutas presentes nos usados para fins culinários”, explica a personal organizer.

O vinagre não é apropriado para ser usado em revestimentos de verniz e cera porque ele pode prejudicar a textura. Para além disso, não há contra-indicação quanto ao uso do vinagre, porém alguns cuidados devem ser tomados, uma precaução válida para o uso de qualquer produto. Por conta do cheiro forte, é aconselhável usar o vinagre diluído em água. Também evite o contato com mucosas durante o uso.

Pode-se utilizar o vinagre como alternativa para limpeza e manutenção em diversas atividades da casa. Além da facilidade, pesa pouco no bolso por ser um produto acessível a todo tipo de orçamento. Muitas vezes, inclusive, pode sair até mais barato do que um produto industrializado.

Confira 10 dicas de como utilizar o vinagre na limpeza da casa:

1 – Para retirar cheiro de mofo

O mofo é causado por fungos que se proliferam em ambientes quentes e úmidos. Ele pode ter origem em armários localizados em ambientes com pouca ventilação e iluminação e pode transferir para os pertences o odor característico. Para acabar com esse cheiro, esvazie o armário, deixe uma bacia com vinagre branco por uma noite e passe o pano úmido no seu interior no dia seguinte. Espere secar para só depois colocar os objetos e roupas de volta.

2 – Para retirar manchas amareladas

Roupas, roupas de cama e banho e panos de prato guardados em armários úmidos acabam ficando com um tom meio amarelado e um cheiro característico, com o passar do tempo. Estas características não saem com lavagens simples e dão uma impressão de que as peças estão mal cuidadas. Para resolver, misture em um borrifador a mesma quantidade de água e vinagre e espirre sobre as manchas antes de colocar a peça para lavar.

3 – Para retirar manchas de suor

Faça uma pasta de vinagre branco e bicarbonato de sódio e esfreque a região, geralmente colarinhos e axilas, com essa solução. Deixe agir por cerca de15 minutos e lave toda a peça como de costume.

4 – Para retirar manchas secas de café

É bem simples porque basta esfregar a área com vinagre branco e esperar agir por um tempo entre 5 e 10 minutos. Depois é só lavar a peça.

5 – Para remover sujeira de rejuntes no banheiro

Os rejuntes do banheiro acumulam, naturalmente, mofo por conta do vapor do chuveiro. Mas a solução é simples: pegue uma escova de dentes velha e, com ela, aplique uma boa quantidade de vinagre puro. Basta deixar agir por duas horas e lavar com água e sabão.

6 – Para remover sujeira de panelas

Se algum alimento ficou grudado na parte interna, lave para tirar o excesso e depois coloque a panela no fogo com quatro colheres de vinagre. Deixe ferver, espere esfriar e lave novamente.

7 – Para desengordurar o fogão

A gordura teima e demora para sair depois de fazer frituras, até mesmo quando quando passa detergente. Retire o excesso com papel absorvente, deixe um pouco de vinagre sobre a área do fogão e também na frigideira por 15 minutos antes de começar a limpeza. Só então esfregue com um sabão neutro e uma esponja não abrasiva.

8 – Limpeza da lavadora de pratos

Se deixar acumular sujeira na máquina de lavar louças pode acabar ficandocom um cheiro desagradável. Para dar fim à gordura impregnada, coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e comece um ciclo de pré-lavagem.

9 – Para eliminar odor de urina de pet pela casa

O vinagre puro pode servir como um santo removedor. Mas não se esqueça que o vinagre deve ser sempre o branco. Use um papel toalha para secar o local, limpe o lugar com um pano embebido em uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre. Aplique um pouco do produto puro sobre a área para finalizar e deixe secar naturalmente. Uma dica é usar sempre panos de limpeza para seu pet separados dos panos de limpeza do resto da casa.

10 – Para eliminar o odor forte dos ralos

Os principais responsáveis pelo odor são água parada, gordura e o acúmulo de sujeira. Para eliminar o mau cheiro, existe uma mistura poderosa: um quarto de xícara de chá de bicarbonato de sódio e meia xícara de chá de vinagre branco. Cubra o ralo e deixe agir por alguns minutos. Depois é só enxaguar com muita água quente.

Fonte: Zap Imóveis.

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>