SISTEMA DE AQUECIMENTO DA ÁGUA: SOLAR, ELÉTRICO OU A GÁS?

TEMPLATE_290216

Sistema de aquecimento da água: solar, elétrico ou a gás?

Acordar, comer e tomar um banho quente é algo que todo mundo espera de um dia normal. Mas para manter a água quentinha é preciso fazer uma escolha entre o tipo de sistema de aquecimento da água para a casa ou o apartamento.Além das preferências pessoais, a arquiteta Adriana Noya defende que a decisão deve ser tomada em conjunto entre cliente, arquiteto e engenheiro de instalação.
A opção mais simples – e barata – é incluir o boiler e a tubulação necessária durante a construção do imóvel. Se isso não for possível, é melhor colocar na ponta do lápis e ver se o quebra-quebra de paredes vai valer a pena. Afinal de contas, aquecimento da água a gás ou solar exigem tubulação de cobre, que vai manter a água quente.
Nos prédios o morador tem que aceitar o que é oferecido pelo condomínio – aquecimento a gás ou elétrico. O solar ainda não é uma opção graças ao grande número de habitantes versus o pouco espaço no telhado para posicionar os coletores solares.

 
Aquecimento elétrico
Pode funcionar com um boiler central, ele aquece certo volume de água e o mantém em um reservatório. O cálculo do tamanho do reservatório é feito de acordo com o tamanho da casa, número de cômodos atendidos e número de pessoas. Depois de aquecida ela é distribuída pela tubulação até os pontos necessários como cozinha, banheiro e piscina. Existe também a opção de usar chuveiros elétricos. Neste caso o trabalho é menor, não é preciso trocar a tubulação ou separar um espaço para o boiler, o gasto é só para comprar os chuveiros. A desvantagem é que a água das torneiras e da piscina fica sem aquecimento.
** CONTRA:
É a modalidade mais cara de aquecimento.
 
Aquecimento de água a gás
Este tipo de aquecimento é o mais usado em grandes cidades como São Paulo porque o custo de instalação é mais baixo que o do aquecimento solar e o custo-benefício é melhor que o aquecimento elétrico.
Existem dois tipos de aquecimento a gás. No de passagem gasta-se menos gás e mais água porque o gás é acionado quando a torneira é aberta. Assim, a chama que fica embaixo do cilindro libera o gás para aquecer a água. A água circula pelo “queimador” e é aquecida. Depois, é transportada pela tubulação de cobre até o chuveiro ou torneira. Na torneira e no chuveiro, isso pode demorar um minuto, mas para aquecer o volume de uma piscina pode demorar horas.
O sistema conjugado combina o equipamento de passagem com um boiler. Gasta menos água e o sistema mais utilizado em prédios. O sistema conjugado é a melhor opção para esquentar piscinas porque é mais rápido que o de passagem.
A manutenção do boiler é semestral, oferecida pelo próprio fornecedor.
*** PRÓ:
Pode ser usado em casas ou apartamentos.
*** CONTRA:
A água pode demorar para esquentar. Além disso, pode não ser uma opção tão “verde” quanto o aquecimento solar.
 
Aquecimento de água por energia solar
Funciona assim: os coletores – placas de vidro com uma camada escura são dispostas no telhado voltadas para o norte, para pegar mais incidência solar. Por trás delas, passam serpentinas com a água fria. A radiação dos coletores se converte em calor, que é passado para a com água fria. Ela segue para o boiler em uma tubulação de cobre, para não perder o calor. Depois disso, pode ser mantida quente para o uso. O boiler é mantido entre a laje e o telhado e vem com uma resistência elétrica, que controla a temperatura da água e ativa a fonte de energia alternativa caso ela não esteja suficientemente quente. Essa alternativa pode ser aquecimento elétrico ou a gás. Segundo a arquiteta a decisão pelo aquecimento solar tem que levar em conta a posição geográfica. “Em uma cidade como São Paulo você acaba usando mais o método alternativo, seja elétrico ou a gás.”De acordo com Edison de Oliveira, gerente comercial Casa Clima, a manutenção é feita anualmente com a drenagem e limpeza do boiler. As placas só são trocadas caso se quebrem, como em uma chuva de granizo.
A China é grande produtora dos painéis coletores solares e proporciona também os modelos mais baratos. Adriana acredita que isso pode até parecer mais vantajoso, mas com uma ressalva: a viagem dos painéis até o Brasil pode significar uma pegada de carbono ainda maior do que a trazida pelo aquecedor a gás.
A Alemanha também apresenta grande avanço nessa área. Existe um vilarejo no país chamado Sonnenschiff. Lá, os 52 imóveis – comerciais ou residenciais – são cobertos por painéis captadores de energia solar capazes de converter energia solar em elétrica. E mais, as casas podem produzir quatro vezes mais que a energia gasta.
*** PRÓ
É o meio preferido das pessoas que têm uma consciência ambiental mais aguçada. “Este tipo de aquecimento é o mais pedido por jovens clientes, eles não pensam apenas no custo, em quanto tempo leva para que o sistema ‘se pague’, mas em diminuir a pegada ecológica. São pessoas que se interessam também pelo reaproveitamento da água e soluções mais verdes para a casa”, explica Adriana.
*** CONTRA
Como precisa de placas fotovoltaicas, ainda não é viável utilizar em apartamentos. Além disso, a instalação é a mais cara.
O tempo em que o investimento “se paga” pode ficar entre dois e 15 anos, dependendo do tamanho da casa, número de cômodos contemplados e habitantes do local. Em um cálculo simples estipula-se que cada morador consuma cerca de 50 litros de água quente por dia. O que quer dizer que, em uma casa com quatro pessoas um boiler com capacidade para 200 litros seja o ideal. Mas a arquiteta lembra que a cozinha deve ter seu próprio boiler, assim como a piscina. Com isso, o custo fica cada vez maior.
 
A inovação que vem de cima
Nos EUA a conversão de energia solar em energia elétrica já acontece. A Solar City, empresa criada em parceria com o empresário Elon Musk, fundador de empreendimentos de sucesso como PayPal, Tesla Motors e SpaceX, promete reduzir a conta de energia. Para começar, a Solar City oferece uma consulta online. O contato é feito pelo telefone com um dos atendentes que vai conferir a área do usuário por imagens de satélite. O que acontece depois é uma vistoria presencial detalhada, em que ficarão determinadas a incidência solar, a localização e a extensão da área a ser coberta.
Depois da vistoria é traçado um plano financeiro que vai junto com o orçamento. O que torna a ideia da empresa mais viável é que os custos são reduzidos, já que o mais caro, a instalação, não é paga de uma vez. Como o sistema auxilia na redução do consumo de energia elétrica, parte da energia gerada é passada à concessionária de energia elétrica, que devolve pela rede de transmissão quando a energia não está sendo gerada pelo sol, ou seja, à noite. A conta de energia é reduzida sensivelmente e custo da instalação e os outros serviços oferecidos pela Solar City –a parte burocrática, design, monitoramento da energia coletada e manutenção dos coletores solares – será paga mensalmente.
Como a empresa cuida de toda a dor de cabeça da obra e da burocracia, tudo o que resta ao cliente é acompanhar o progresso da instalação online e, ainda, conferir na projeção quanto ele estaria gastando se continuasse consumindo energia elétrica “tradicional”.
 
Fonte: Proprietário Direto.
 
#yaridimoveis #imobiliariaemjundiai
 
……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

INFORMATIVO JUNDIAÍ

TEMPLATE_280216

Região central tem investimentos em mobilidade, segurança e cultura

A reforma do prédio da Praça dos Andradas para abrigar o Batalhão da Polícia Militar, a restauração do Centro das Artes, o alargamento da avenida Nove de Julho no trecho da rotatória à rua Messina e a ligação viária entre a avenida Nove de Julho e a rua Bom Jesus de Pirapora compõem o pacote de obras em andamento na região central.
Adiantadas, as obras de interligação entre a avenida Nove de Julho e a rua Bom Jesus de Pirapora compreendem alargamento, drenagem, pavimentação e passeio da rua Dora Franco.
Ainda na avenida Nove de Julho, o trecho entre a rotatória próxima ao shopping e a rua Messina foi alargado com a criação da terceira faixa. A sinalização vertical e horizontal e colocação de semáforos completam as obras no local, que também visam melhorar a mobilidade.
Segurança e cultura – A reforma do prédio da Praça dos Andradas, no Centro, está quase pronta. O local vai abrigar a 1ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar, resolvendo um problema de segurança na região.
Internamente foi feita a reforma dos ambientes e novas instalações elétricas e hidráulicas. No térreo ficarão o expediente diário, vestiários masculinos e femininos, alojamentos, refeitório, copa e sala para descanso. O setor administrativo, sala do subcomando e sala de treinamento estarão no pavimento superior. A parte externa recebeu pintura e a Secretaria de Serviços Públicos fará a revitalização da praça.
Outro prédio histórico que está sendo restaurado pela prefeitura é o Centro das Artes. O espaço será voltado exclusivamente à cultura, com total acessibilidade, garantida pela presença de elevadores, rampas de acesso, piso tátil e banheiros adaptados.
O saguão vai abrigar uma praça pública coberta, salas de ensaio, miniteatro, bilheteria, cafeteria e banheiros. No pavimento superior, estarão mais uma sala de ensaio, o foyer, Sala Glória Rocha e banheiros.
Os investimentos integram o Programa de Revitalização do Centro, juntamente com a
implantação dos parklets, recuperação das praças, nova base da Guarda Municipal, revitalização da Ponte Torta, projeto do Escadão e Parque Linear do Guapeva, entre outras ações do governo Pedro Bigardi.

Fonte: Jornal de Jundiaí.

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai  #jundiai  #informativojundiaiyarid

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

 

ORÇAMENTO DO FGTS É AMPLIADO PARA INJETAR RECURSOS EM HABITAÇÃO

TEMPLATE_260216_ESPECIAL

Aprovada por unanimidade pelo conselho curador do FGTS, a medida deve atingir cerca de 140 mil
 
Em linha com a determinação da presidente Dilma Rousseff de ampliar o crédito para estimular a economia, o conselho do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) decidiu aumentar em R$ 21,7 bilhões o orçamento de investimentos para este ano. A medida, que tem validade imediata, injeta recursos para investimentos em habitação. O valor do incremento é muito próximo aos R$ 20 bilhões pagos pelo Tesouro Nacional ao FGTS em dezembro para quitar as chamadas “pedaladas fiscais”.
 
Com a medida, aprovada por unanimidade pelo conselho curador do FGTS – composto por representantes do setor público, trabalhadores e empregadores – o governo espera que esses recursos atinjam cerca de 140 mil famílias. O orçamento total do fundo em 2016 passa de R$ 83,6 bilhões para R$ 104,7 bilhões.
 
Do montante adicionado, R$ 11,7 bilhões serão destinados a investimentos tradicionais de habitação, principalmente ao Pró-cotista (R$ 8,2 bilhões). A modalidade, voltada para pessoas com conta no FGTS, tem taxa de juros de 8,66% ao ano, mais TR.
 
Os outros R$ 10 bilhões serão referentes à emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI). Nessa modalidade, os bancos emitem títulos que serão captados pelo Fundo, injetando nas instituições recursos que serão direcionados ao setor imobiliário. O FGTS contrata esse papéis a uma taxa de 7,5% ao ano, mas os juros que chegam ao consumidor são definidos pelas instituições financeiras.
 
Nos dois casos, os financiamentos têm limite de até R$ 750 mil reais por imóvel, com diferentes subfaixas que contemplam habitações de valor popular (até R$ 225 mil) e intermediário (até R$ 500 mil).
 
“É uma contribuição importante na oferta de habitação, na geração de trabalho e emprego e na dinamização da economia”, afirmou o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto. Segundo ele, a ampliação do orçamento preserva a solidez do FGTS.
 
De acordo com o secretário-executivo do conselho curador do FGTS, Quênio Cerqueira, o pagamento integral das “pedaladas” feito em dezembro contribuiu para a liquidez do Fundo, mas não pode ser creditado como o motivador da decisão de hoje. Segundo ele, o valor já estava nas contas do conselho, mas com a expectativa de que seria quitado de forma parcelada.
 
Segundo o secretário, a decisão foi tomada, porque percebeu-se que as condições de caixa do Fundo melhoraram desde que foi proposto o orçamento, em outubro do ano passado. Também foi feita a avaliação de que era preciso irrigar o mercado de crédito, que vem apresentando recuo, com mais saques que depósitos na poupança. “Conjugou o momento favorável com essa demanda do sistema financeiro”, explicou.
 
Fonte: Estadão.
 
 
#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai
 
……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

VOCÊ SABIA?

TEMPLATE_260216As construções mais antigas da humanidade

Anos vem e vão e com eles a história de toda a humanidade, mas isso não quer dizer que não tenhamos deixado uma grande marca no mundo, tanto que, com o passar dos anos, muitas construções foram feitas para nos abrigar. O fato realmente impressionante de hoje é que algumas delas foram tão bem feitas que ainda estão de pé e que ainda são utilizadas.
 
Confira:
 
Basílica de Santa Sofia
Esta magnífica catedral está em Istambul, na Turquia. É conhecida mais por sua cúpula, sem falar que ela reúne várias características da arte bizantina de quando foi construída, entre 532 e 537. É um museu natural que já foi usado como igreja e mosteiro e que até hoje ainda abriga celebrações.
 
Coliseu
O coliseu romano foi erguido perto do ano 80 d.C., e era um local onde ocorriam diversas lutas entre gladiadores, peças de teatro e até mesmo jogos.
 
Ponte da Caravana
Esta ponte, da Turquia, merece enorme destaque porque foi feita em 850 a.C.! Ou seja, ela possui quase três mil anos de idade! Isso é incrível porque naquela época a tecnologia não era nada avançada, mas mesmo assim…
 
Templo Nashan
Trata-se de um templo budista que foi construído em 782 d.C.. Não se trata de uma construção tão velha, se comparada a outras, entretanto, ela foi construída com madeira e até hoje está muito bem conservada.
 
Stonehenge
Sem dúvida, uma das mais intrigantes do mundo. O círculo de pedras é bem misterioso, isso porque ninguém sabe ao certo a sua origem e função, mas grande parte do mundo acredita que ele era usado para estudos religiosos.
 
 
A Torre de Hércules
Localizada na península corunhesa, na Espanha, a Torre de Hércules é o único farol romano do mundo e, por incrível que pareça, ele continua exercendo sua função. A estrutura tem cerca de 1.900 anos de idade.
 
A Mesquita de Uqba
Criada no ano 670, a Mesquita de Kaurouan está localizada na Tunísia e é uma das mais antigas do mundo.
 
O Mausoléu de Adriano
Também conhecido como Castelo de Santo Ângelo, o Mausoléu de Adriano foi construído no ano de 139, ele sofreu transformações até o ano 400. Hoje em dia é um forte e um museu. O imperador Adriano decidiu construir o lugar para ser sepultado, junto de seus sucessores.
 
Fonte: Minilua.
 
#yaridimoveis #imobiliariaemjundiai
 
 
……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

PARA REFLETIR…

TEMPLATE_250216“Só é digno da vida aquele que vai, todos os dias, à luta por ela.”

Johan Wolfgang Von Goethe

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

TRÊS TIPOS DE ILUMINAÇÃO QUE TODA CASA PRECISA

TEMPLATE_220216Direta, indireta ou difusa. Com a iluminação certa, você pode valorizar os ambientes do seu lar e deixar as tarefas diárias mais agradáveis

 
Cada um dos tipos de iluminação – direta, indireta ou difusa – têm uma função específica na casa. Se usados da maneira correta, o seu lar pode ficar mais confortável e aconchegante, isso sem falar na decoração, que também sai ganhando com belos pendentes e lustres. Abaixo, entenda a função de cada tipo de iluminação:
 
Difusa
Essa é a forma mais popular de iluminação, aquela geral, instalada no teto e centralizada nos ambientes. Ela é muito eficiente para iluminar mesas de jantar e bancadas, pois distribui a luz de forma harmônica e homogênea. Uma dica: se você tem ambientes integrados, é interessante criar circuitos de energia elétrica separados para os espaços, assim é possível escurecer um cantinho e clarear outro, de acordo com a ocasião.
 
Indireta
Esse tipo é perfeito para atividades focadas, como ler, estudar e costurar, por exemplo. Realizar essas tarefas com a luz muito próxima dos olhos pode prejudicar a visão a longo prazo. Luminárias, pendentes e lâmpadas penduradas são ótimas opções para criar esse tipo de iluminação.
 
Direta
Aposte nessa opção para destacar algum cantinho da casa, como uma peça decorativa, uma parede texturizada, aquela obra de arte que você adora ou qualquer item do lar que mereça estar sob pequenos holofotes. Spots e abajures são muito usados para este fim, valorizando a decoração do espaço.
 
Fonte: Revista Casa e Jardim.
 
 
#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai
 
……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

INFORMATIVO JUNDIAÍ

TEMPLATE_210216

Jundiaí recebe jogos da Copa Brasil de Goalball em outubro

Referência em esportes paralímpicos, Jundiaí foi confirmada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), nesta quinta-feira (11), como sede da Copa Caixa Loterias de Goalball (Copa Brasil), o principal torneio do calendário nacional. A competição vai ser disputada de 18 a 23 de outubro, no Centro Esportivo Romão de Souza, na Colônia, com as principais forças do País.

Para chegar a Jundiaí, os clubes inscritos vão passar pelas etapas regionais de classificação, que vão ser realizadas ao longo do primeiro semestre. Dez classificados vão participar do torneio.

Graças ao trabalho de inclusão social desenvolvido pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, Jundiaí é apontada como polo da formação de atletas e disputas paralímpicas. Este foi um dos fatores considerado pela CBDV para definir Jundiaí como sede da Copa Brasil.

O que também pesou para a competição ser confirmada na cidade foi o empenho do técnico Alessandro Tosim, que recomeçou o trabalho com o time de goalball do Peama e ainda é treinador da Seleção Brasileira masculina da modalidade.

“É um orgulho imenso receber uma competição deste porte em Jundiaí. É preciso lembrar que a escolha da cidade é reflexo do trabalho realizado pelo professor Alessandro Tosim, que abriu as portas para este reconhecimento. Mais uma vez Jundiaí vai estar no expoente do cenário esportivo nacional e isso é muito gratificante”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes.

Regional
Tosim confirmou a presença da equipe jundiaiense no regional classificatório. “Vamos ter um grande desafio pela frente que é o de classificarmos para a Copa Brasil, já que o nível técnico do goalball paulista é muito forte”, ressaltou o professor. Como apenas dois clubes do Estado vão estar na competição, Tosim cita o Santos FC e o Sesi como principais forças.

O goalbaal, criado em 1946 no chamado período pós-guerra, é praticado por atletas com deficiência visual. O objetivo dos atletas na quadra é arremessar uma bola com as mãos ao gol adversário. Cada time atua com três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos.

Para a diretora do Peama, Denise Neves, Jundiaí receber a Copa do Brasil de goalball vai impulsionar ainda mais o interesse pela modalidade e também pelo trabalho e a inclusão social, proposta maior do projeto. “A competição chega logo depois da Paralimpíada do Rio de Janeiro e, com certeza, estará cercada de muito interesse. Realmente é o reconhecimento do trabalho feito por todos nós”, ressaltou.

Fonte: Jundiaí Online.

‪#‎yaridimoveis‬  ‪#‎imobiliariaemjundiai‬  ‪#‎jundiai‬ ‪ #‎informativojundiaiyarid‬

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

VOCÊ SABIA?

TEMPLATE_1902165 invenções mais criativas feitas por brasileiros

Entre os vários itens de uso comum em nosso dia-a-dia existem coisas simples que foram idealizadas por brasileiros e você não sabia.
 
1.Cartão Telefônico
O engenheiro Nélson Guilherme Bardini projetou em 1978 o cartão feito com PVC e com circuitos elétricos ligados a pequenas superfícies metálicas. Porém, mesmo no Brasil, o invento só teve funcionalidade a partir de 1992.
2.Tênis Computadorizado
A Alpargatas, conhecida industria brasileira de calçados e lonas, criou em 2001 um tênis computadorizado. O calçado conta com um sensor na sua parte de dentro que registra dados como velocidade, distância e tempo.
3.Painel Eletrônico
Carlos Eduardo Lamboglia criou em 1996 o Painel Eletrônico. Em 1997 ele patenteou a invenção e, na Copa da França em 1998 o painel foi usado em todos os jogos. O painel permite a apresentação de resultados e lances de outros jogos em simultâneo com determinada partida.
4.Coração Artificial
O engenheiro Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – São Paulo -, criou em 2000 o Coração Artificial. O mecanismo é ligado ao coração natural e alimentado por um motor elétrico.
5.Escorredor de Arroz
Terezinha Beatriz Ales Zorowich era cirurgiã-dentista e criou em 1959 o escorredor de arroz. Seu marido montou um protótipo em papel alumínio e apresentou ao dono da Trol S/A, que começou a produzir o invento.
 
Fonte: UOL.
 
 
#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai
 
……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

CUIDADOS DE VERÃO: ECONOMIZE ÁGUA

TEMPLATE_150216

Mesmo em dias de forte calor, é possível poupar água de maneira simples.
 
O verão é uma das estações mais esperadas, já que os dias quentes são propícios para divertidas atividades e passeios em família. Nessa época do ano, contudo, é comum o aumento do consumo de água, pois são frequentes os banhos mais longos e em maior quantidade, a utilização da piscina e a irrigação de jardins mais intensa. Para aproveitar o período mais quente do ano fazendo uso consciente da água, confira nossas dicas:
 
Atenção ao banheiro
Além de banhos rápidos, é possível economizar água no momento da ducha. Para isso, desligue o chuveiro enquanto você se ensaboa e não se esqueça de colocar um balde para captar a água do banho, que pode ser reutilizada para dar descargas e para lavar o quintal. Lembre-se também de fechar a torneira enquanto faz a barba e escova os dentes.
 
Outra dica importante é instalar vaso sanitário com caixa acoplada de duplo fluxo, produto que possui dois acionamentos: um que escoa somente líquido e outro destinado para sólidos, que libera uma quantidade maior de água.
 
E como economizar energia também ajuda a poupar água (já que as usinas hidrelétricas funcionam por meio desse recurso), você pode optar por instalar em sua casa um aquecedor solar, produto cujo aquecimento vem da captação do calor do sol.
 
Áreas externas
O uso de água é muito comum em ambientes externos, por isso, fique atento a alguns detalhes. Comece pensando em um sistema de irrigação integrado com produtos que trabalham juntos para a rega controlada do seu espaço verde.
 
Para as piscinas, não abra mão do filtro e da bomba, pois esses acessórios garantem a limpeza da água evitando a troca frequente da água.
 
Quando não estiver em uso, lembre-se também de proteger sua piscina com capas. Esse cuidado garante um local mais limpo, evitando a entrada de sujeiras.
 
Na hora de lavar o quintal, opte pela lavadora de alta pressão, produto que ajuda a economizar água graças à sua eficiência – se comparado a uma mangueira comum, chegando a uma economia de 80%
 
Fique de olho nos vazamentos
Vasos sanitários, caixas d’água e torneiras da cozinha, do banheiro e da área de serviço estão com vazamento de água? Saiba que esse desperdício pode acarretar sérios danos à natureza, além de representar um aumento na conta no final do mês. De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo), um buraco de dois milímetros é capaz de desperdiçar até 3,2 mil litros de água em apenas um dia. Por isso, sempre que identificar algum vazamento, conserte-o imediatamente.
 
Fonte: Leroy Merlin.
 
#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai
 
……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br