VOCÊ SABIA?

TEMPLATE_301015

Como surgiu o Halloween

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos desses países. No entanto, é cada vez mais fácil vermos festas celebrando a data aqui no Brasil.

O primeiro registro do termo “Halloween” é da época de 1745. Derivou da contração do termo escocês “Allhallow-eve” (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas.
Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe’en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficou assim conhecida como “dia das bruxas”, uma lenda histórica.

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha no começo. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos. Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos disfarces, mais conhecido como fantasias, muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram-se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.

A celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assume o caráter de celebração ocultista. Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma ideia errônea da realidade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.

Fonte: Cultura Inglesa.

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

JUNDIAÍ, UM BOM LUGAR PARA SE VIVER

TEMPLATE_291015Agenda Cultural – 30/10 a 01/11/2015

Confiram a programação deste fim de semana:

Ary Toledo
Quando: 30/10 – 21h
Onde: Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro)

Recreação para a Família
Quando: 31/10 – 10h30 às 18h
Onde: SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jd. Botânico)

Bonecas de Papel
Quando: 31/10 – 14h às 18h
Onde: SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jd. Botânico)

Confecção de Pipas
Com Ken Yamazato
Quando: 31/10 – 16h30
Onde: SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jd. Botânico)

Doces ou Travessuras
Quando: 31/10 – 20h
Onde: Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro)

A Árvore da Campanária
Com Cristiane Velasco
Quando: 01/11 – 15h
Onde: SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jd. Botânico)

Cinderela
Com Anita Grossi Studio de Dança
Quando: 01/11 – 20h
Onde: Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro)

Fontes:

http://migre.me/rXbF5

http://migre.me/rXbGb

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

APARTAMENTOS DE 23m² VIRAM ALTERNATIVA PARA MORAR EM NY

TEMPLATE_261015Governo financia a construção da torre residencial, em Manhattan

O primeiro edifício de microapartamentos de Nova York está prestes a ser concluído. De acordo com o anúncio dos profissionais do escritório nArchitects, responsáveis pelo projeto, o prédio em construção desde março será inaugurado no próximo mês de dezembro, na região de Kips Bay, em Manhattan. Chamada de My Micro NY, a iniciativa faz parte de um plano do governo que visa solucionar o problema de falta de habitação a preços acessíveis na cidade. Atualmente, a média de preço para alugar um apartamento de um quarto, em Manhattam, é de U$ 3.400, o equivalente a mais de R$ 10 mil.

Somando 3.250m² e nove andares, o edifício modular se divide entre 55 pequenos apartamentos que variam de 23 até 35m². No formato de containers, as unidades pré-fabricadas, com estrutura de aço e lajes de concreto, são produzidas em uma indústria, no Brooklyn, e chegam prontas para serem erguidas por um guindaste e encaixadas no edifício.

O projeto faz parte de um concurso organizado por Michael Bloomberg, ex-chefe do governo municipal de NY, e financiado pelo Departamento de Habitação, Desenvolvimento e Preservação da Cidade. Eles convocaram arquitetos para compor microprojetos que pudessem servir como um novo modelo de habitação a preços acessíveis, especialmente para famílias de um ou dois integrantes.

Fonte: casavogue.globo.com

#yaridimoveis #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

INFORMATIVO JUNDIAÍ

TEMPLATE_251015Festa da Uva 2016 terá novidades e inovações

O maior evento turístico e cultural da cidade, a Festa da Uva de Jundiaí está preparando um bom número de novidades para sua 33ª edição, que ocorre entre 14 e 31 de janeiro de 2016. Em sua nova fase de retomada de formato comunitário (que saltou de 71 mil visitantes em 2013 para 153 mil visitantes em 2015), a festa tem entre as características a valorização da cultura local, tanto nos artistas como na gastronomia trazida pelas festas tradicionais de bairros.

Em preparação desde junho, a organização da festa teve um encontro com parte do segmento que forma o “coração” do evento, que são os agricultores. Os representantes das barracas de venda de uva dos bairros de Toca, Caxambu, Roseira, Traviú, Bom Jardim, Vera Cruz e Poste, e ainda Corrupira ou Engordadouro a confirmar, trataram da logística de abastecimento das frutas em detalhes, como horários de abertura de portões, credenciamento de veículos de carga e regras gerais

“A festa celebra não apenas nossa história rural, mas também o fato de Jundiaí ser conhecida nacionalmente como Terra da Uva por ser o lugar do mundo onde surgiu a variedade Niagara Rosada”, explica o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

Novidades
A organização prepara diversas inovações para a próxima edição em janeiro de 2016. Algumas devem ter maior impacto e serão detalhadas antes do evento.

Serão mantidas a alameda das adegas, a exposição de frutas, os passeios turísticos, a programação de grandes artistas locais, o artesanato do Jundiaí Feito à Mão, as barracas de gastronomia dos bairros e outros. As barracas do Empório Jundiaí, setor voltado a produtos da cidade, passam agora a privilegiar moradores das rotas turísticas (com duas em implementação, Rota da Uva e Rota da Terra Nova, de cinco previstas na cidade).

“Teremos outras ações também durante a festa, que estão sendo definidas”, afirma a diretora Marcela Moro. Os setores do trade turístico ou do setor agrícola envolvidos com o evento podem também fazer contato pelos telefones 4589-8580 ou 4589-8581.

Histórico
Surgida em 1934 ainda na região central e responsável pelo surgimento do Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari em 1953, a festa acabou descaracterizada e quase acabou antes de retomar em seu formato comunitário em 2013. Preparada pela Prefeitura de Jundiaí, com a cooperação da Associação Agrícola e outras entidades do setor, é parte das políticas de turismo e de desenvolvimento rural e ambiental.

Fonte: jundiaionline.

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

VOCÊ SABIA?

TEMPLATE_231015Dos dez apartamentos mais caros do Brasil, nove ficam numa mesma cidade, a maioria em um trecho de apenas quatro quilômetros.

O Rio de Janeiro é a capital dos apartamentos mais caros do Brasil. De acordo com um levantamento exclusivo feito pela empresa de informações imobiliárias 123i, nove entre os dez imóveis mais valiosos em território nacional estão em endereços cariocas. Sete deles ficam à beira-mar, no pequeno trecho de quatro quilômetros entre Leblon e Ipanema. Por ali, cada metro quadrado dos edifícios da orla chega a valer 45 000 reais (preço aproximado de um carro Nissan Livina zero quilômetro, por exemplo).
A ampla metragem total desses super apartamentos é outro ponto que chama a atenção, com média de 648 metros quadrados por unidade. O único paulistano a integrar a lista fica na Vila Nova Conceição, bairro próximo ao Parque do Ibirapuera. Confira abaixo quanto custam essas pérolas do Atlântico e outras preciosidades:

1º) Edifício Ana Carolina
30 825 000 reais
Leblon (RJ)

2º) Edifício JK
27 000 000 reais
Ipanema (RJ)

3º) Edifício Cap Ferrat
27 000 000 reais
Ipanema (RJ)

4º) Edifício Atlântico Sul
27 000 000 reais
Ipanema (RJ)

5º) L’Essence VNC
26 400 000 reais
Vila Nova Conceição (SP)

6º) Juan Les Pins
26 100 000 reais
Leblon (RJ)

7º) Edifício Priscilla
24 750 000 reais
Leblon (RJ)

8º) Edifício Apolo 11
24 165 000 reais
Leblon (RJ)

9º) Edifício Zamúdio
24 000 000 reais
Flamengo (RJ)

10º) Edifício Franklin Sampaio
23 280 000 reais
São Conrado (RJ)

Fonte: Veja.

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

JUNDIAÍ, UM BOM LUGAR PARA SE VIVER

TEMPLATE_221015Agenda Cultural – 23/10 a 25/10/2015

Confiram a programação deste fim de semana:

Jogos Literários
Quando: 23/10 – 15h às 17h
Onde: SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jd. Botânico)

Contos dos Cinco Cantos
Com Cia Tranquila
Quando: 24/10 – 09h às 12h
Onde: AMA – Academia de Música e Artes (Rua do Retiro, 745 – Parque do Colégio)

Impressionando
Quando: 24/10  e 25/10 – 11h às 12h
Onde: SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jd. Botânico)

Comunidade Jongo Dito Ribeiro
Dança, Canto e Percussão de Tambores
Quando: 24/10  e 25/10 – 14h30  às 16h30
Onde: SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jd. Botânico)

Bawai – Daça Folclórica Indiana
Com Júlio Fernandes
Quando: 24/10 – 15h às 16h30
Onde: SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jd. Botânico)

DOC. (Des)prezados
Quando: 24/10 – 19h
Onde: SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jd. Botânico)

Eldorado
Com Eduardo Okamoto
Quando: 25/10 – 18h
Onde: SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jd. Botânico)

Orquestra Sanfônica de São Paulo
Quando: 25/10 – 19h
Onde: Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro)

Fontes:

http://migre.me/rSRCo

http://migre.me/rSRDR

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

CONDOMÍNIOS ALUGAM IMÓVEIS PARA MORADORES RECEBEREM HÓSPEDES

TEMPLATE_191015Construtoras se inspiram no conceito de economia compartilhada e oferecem serviços de uso coletivo para moradores

O conceito de economia compartilhada está virando tendência em países europeus e nos Estados Unidos. No Brasil, o assunto vem ganhando destaque com algumas iniciativas. Trata-se de um consumo colaborativo no qual se empresta, troca ou aluga algo ou um serviço. No caso dos condomínios, o morador poderá alugar um apartamento para receber hóspedes da mesma forma que reserva um salão de festas, por exemplo.

A construtora e incorporadora Gafisa, por exemplo, lançou um empreendimento com incentivo ao compartilhamento em condomínios, localizado na região central de São Paulo.

O Smart Santa Cecília contará com um studio de 26m² mobiliado e equipado que poderá ser alugado durante um período para um morador receber um hóspede que não pode ser acomodado em casa.

O projeto também disponibilizará o compartilhamento de carros e bicicletas. “A previsão é que outros lançamentos sigam essa tendência nos próximos meses”, afirma em nota Octávio Noronha, gerente de Negócios da Gafisa.

Um aplicativo para dispositivos móveis foi desenvolvido para o projeto e será uma rede social fechada para os moradores. Eles poderão trocar experiências, além de conseguirem reservar todos os itens compartilhados pelo condomínio.

O serviço de compartilhamento de carros e bicicletas em edifícios também já é oferecido pela incorporadora e construtora Vitacon. Segundo a empresa, neste mês será lançado o Vita Bom Retiro, que também terá uma unidade mobiliada que poderá ser utilizada pelo morador mediante o pagamento de um aluguel por um curto período de tempo.

O empreendimento contará com co-working, um espaço compartilhado para trabalho, e uma sala de reunião privativa, que vai funcionar pelo sistema pay-per-use, e poderá ser locada conforme a necessidade do morador.

Três ambientes sociais também poderão ser locados  (bar, lounge e espaço gourmet), além de um Sky Lounge, uma área com visão de toda a cidade. Neste empreendimento ainda terá um exclusivo moto sharing e um sistema de compartilhamento de ferramentas.

Fonte: Revista ZapImóveis

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br

INFORMATIVO JUNDIAÍ

TEMPLATE_181015Jundiaí tem 5ª maior nota com melhor oportunidade de educação

Jundiaí conquistou a quinta maior nota do país no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), novo indicador que mostra quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que residem no local. Das 25 cidades com melhor classificação, o município é o que tem maior número de habitantes (401.896).

O IOEB foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública e recebe apoio de instituições como a Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e Instituto Península. O indicador foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, também criador do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal dado de avaliação da educação no País.

A média alcançada foi 5,6, acima da média do Estado de São Paulo (5,1) e do Brasil (4,5). Outras doze cidades tiveram a mesma pontuação e a primeira colocada foi Sobral, no Ceará, com 188.233 habitantes e índice 6,1. Na sequência do ranking aparecem com nota 5,9 as cidades de Groairas (CE), Porteiras (CE) e Centenário (RS) com, respectivamente, 10.228, 15.061 e 2.965 habitantes. Entre as capitais a primeira colocada é a cidade de São Paulo, com 4.8.

O IOEB, que pode variar de 0 a 10, mostra a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas pelo conjunto de ensino público e privado. A média é composta por componentes como: Ideb (2013) nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, taxa líquida de matrícula do Ensino Médio, taxa de atendimento na educação infantil, escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia e experiência dos diretores.

Frutos
Essa não é a primeira vez que Jundiaí é destaque quando o assunto é Educação. Em 2013, o município alcançou, no IDEB, nota 6,7 referente aos anos iniciais (5º ano) do Ensino Fundamental. O resultado foi superior ao obtido em 2011, quando a cidade alcançou 6,3. A média da cidade foi maior do que a do País, que teve nota 4,9. Nos anos finais (9º ano), a nota obtida por Jundiaí em 2013 foi 4,7, também superior aos 4,3 de 2011.

Com esses resultados, a Prefeitura confirma sua preocupação com a qualidade da oferta de melhor ensino na cidade. Desde 2013, a administração municipal, além de investir em formação para os profissionais, investiu na melhoria da merenda escolar, que passou a ser mais variada e balanceada, e na infraestrutura das escolas. O ano passado, pela primeira vez, a Prefeitura entregou kits completos de uniforme escolar para todos os alunos da Pré-Escola ao Ensino Fundamental. Os cerca de 32 mil estudantes da rede municipal, incluindo os de escolas contratadas e instituições conveniadas, também receberam materiais escolares. Atualmente, a rede é composta por 110 Emebs.

Leia na íntegra: http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/13/jundiai-tem-5a-maior-nota-do-ranking-de-cidades-com-melhor-oportunidade-de-educacao/

#yaridimoveis  #imobiliariaemjundiai

……………………………………………………..
Yarid Consultoria Imobiliária
Imobiliária em Jundiaí – SP
Realizar seus sonhos é a nossa meta.
www.yaridimoveis.com.br